domingo, 28 de março de 2010

Cultura por toda parte...

Rua da Praia exibe a pluralidade de Porto Alegre

Crédito: alexandre mendez" alt=" Argentino espera por sorrisos
Crédito: alexandre mendez" title=" Argentino espera por sorrisos Crédito: alexandre mendez">
Argentino espera por sorrisos
Crédito: alexandre mendez

JOANA COLUSSI | joanacolussi@correiodopovo.com.br

Olhada à distância, a rua mais tradicional de Porto Alegre é um aglomerado de pessoas caminhando em várias direções. Ao chegar mais perto, a pluralidade do coração da cidade se manifesta entre os mais distintos grupos sociais. Numa extensão de menos de 1 quilômetro da Rua da Praia, circulam, lado a lado, políticos, artistas, profissionais renomados e anônimos.

Palco de múltiplas manifestações culturais e políticas, a Rua dos Andradas traz no seu DNA a diversidade da Capital gaúcha. A extensão da via pode ser dividida em dois pontos. O primeiro deles se inicia na Usina do Gasômetro e vai até o prédio histórico do Correio do Povo, onde se destacam pontos turísticos como a Casa de Cultura Mario Quintana, o Museu Hipólito da Costa e a Igreja das Dores.

Da Praça da Alfândega até a rua Dr. Flores, a via é caracterizada pelo comércio abundante. Em meio à correria de milhares, a estátua viva Abraham tenta chamar a atenção com suas vestes de anjo. Há 11 anos, o argentino se caracteriza para mostrar seu talento. Totalmente imóvel, se mexe toda vez que alguém coloca alguma colaboração na urna. Agradece entregando um cristal e uma mensagem poética. "Meu objetivo é levantar a autoestima das pessoas", conta Abraham, que de segunda a sexta fica na Esquina Democrática e nos finais de semana na Redenção. Vindo de Córdoba, o artista pretendia ficar apenas um tempo em Porto Alegre. Mas, o destino acabou mudando os planos. "Conheci meu amor aqui. As pessoas me tratam com muito carinho." Mas, ao contrário do que muitos pensam, o mais difícil para a estátua viva não é ficar parado. "É tirar um sorriso de cada um", disse.

Pintor adotou a Praça da Alfândega

Crédito: alexandre mendez" alt="
Crédito: alexandre mendez" title=" Crédito: alexandre mendez">

Crédito: alexandre mendez

A Rua da Praia abriga músicos uruguaios, famílias indígenas, mágicos, malabaristas e pintores. Um deles adotou a Praça da Alfândega como sua segunda casa. Há 15 anos, J. Dimas, 67, expõe suas telas em frente à Caixa Econômica Federal. As pinturas vão desde paisagens típicas do RS até personagens históricos, como Bento Gonçalves. Morador do bairro Medianeira, o pintor lembra que no tempo das "vacas gordas" chegava a vender até duas telas por dia. Neste ano, foram só cinco. "Meu desejo, quando morrer, é ter minhas cinzas jogadas neste canteiro."

( Fonte: Jornal Correio do Povo - Edição de domingo, dia 28/03/2010 )

sábado, 27 de março de 2010

2ª Parada de Teatro do RS

Sem atividade no domingo? Agora já sabe.

2ª Parada de Teatro envolve a comunidade de Porto Alegre neste domingo

O Sesc/RS, através do Arte Sesc – Cultura por toda parte, e a Prefeitura de Porto Alegre promovem, no dia 28 de março, a 2ª Parada de Teatro do RS. O evento tem como objetivo celebrar o Dia Internacional do Teatro, comemorado em 27 de março, e chamar atenção da comunidade para o movimento artístico e cultural gaúcho, com a proposta de aproximar público e artistas.

O evento reunirá artistas e a comunidade em parada artística pelas ruas da capital. Intitulada “Ponha mais teatro no seu cardápio”, a comemoração sairá do Largo Zumbi dos Palmares, às 15h. Depois percorrerá a Rua João Alfredo, Rua da República, Av. João Pessoa e Av. José Bonifácio, encerrando no Monumento Expedicionário junto ao Parque da Redenção. Ao longo do trajeto, com o objetivo de mostrar a força da arte que é produzida aqui e sua potência, qualidade e capacidade de disseminação, serão apresentados dois sambas-enredos compostos por Vinicius Petry e Mauro Bruzza (veja abaixo). Outras informações podem ser obtidas no Sesc Centro, pelo telefone (51) 3284-2070 ou através do site www.sesc-rs.com.br/artesesc.


Sobre o Sesc - Com 63 anos de atuação, o Sesc/RS é uma entidade privada, mantida e administrada pelos empresários do setor terciário, que tem como objetivo principal a promoção da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e da comunidade em geral. No Rio Grande do Sul, o Sesc é um dos braços operacionais do Sistema Fecomércio-RS e está presente em mais de 450 municípios com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação.

Samba-Enredo 1
(4x) Ponha mais teatro no seu cardápio Teatro de rua Teatro de sala Teatro no palco Teatro na praça São vários sabores é só escolher Teatro daqui feito pra você Teatro de luxo é teatro gaúcho Vem pro teatro ver pra crer! Vem pro teatro esperamos você! Composição: Mauro Bruzza

Samba-Enredo 2
2X Tempere um pouco mais a vida Coloque um pouco mais de sonho Um pouco mais de poesia Teatro no seu dia-dia Vem, vem com a gente Mudar a rotina Teatralizando o seu cardápio Temperando a vida com um pouco de teatro Composição: Vinicius Petry

( fonte: http://www.fecomercio-rs.org.br )

Retomando: 15h - Concentração no Largo Zumbi dos Palmares.

"Ponha Mais Teatro no seu Cardápio"

sábado, 20 de março de 2010

O que encontramos por aí...

Dizem que observar também é uma arte. Observar exige atenção, paciência e, mais que tudo, TEMPO. Quando mais preocupado e/ou apressado, menos percebemos as coisas que fazem parte do nosso dia-a-dia. Falando em arte, é comum encontrarmos nas grandes cidades, diferentes tipos de arte espalhadas junto com a paisagem urbana, como graffiti, estêncil, stickers, etc.

Separei fotos de algumas das artes que encontramos em Porto Alegre.



( fonte: http://tapumearte.blogspot.com/)







( fonte - fotos: Tanam Hennicka)

Devemos diminuir o ritmo para podermos apreciá-las. Sempre descobrimos algo novo.