sexta-feira, 23 de abril de 2010

Mais uma para a Agenda

Usina na Praça estreia com Julio Reny

O projeto Usina na Praça estreia no domingo, 25, com três grandes espetáculos na praça próxima ao pátio do Centro Cultural Usina do Gasômetro. As apresentações iniciam às 16h com o grupo Tradisons. Às 17h, no começo do pôr-do-sol, sobe ao palco, ao lado de sua banda, um ícone do rock sulista: Julio Reny e os Irish Boys. Às 18h, o Circo Petit Poa RS encerra o evento, que tem entrada franca.

Usina na Praça
- O projeto Usina na Praça acontece todo o domingo, até o início de dezembro de 2010, e conta com 30 espetáculos gratuitos agendados, nas áreas de música, teatro, circo, dança e poesia. Trata-se de mais um projeto continuado que destaca a arte em Porto Alegre. A Usina na Praça estende para a rua o mundo artístico vivido dentro da Usina do Gasômetro há cinco anos, desde a criação do projeto Usina das Artes. Apostando na diversidade, brinda o público, que tradicionalmente lota aos domingos a orla do Guaíba, com atrações culturais. Já estão confirmados nomes como Ói Nóis Aqui Traveiz, Bandinha Di Dá Dó, Povo da Rua e Afro-Tchê. A realização do projeto é da direção da Usina do Gasômetro, Descentralização da Cultura e Coordenação de Música da Secretaria Municipal da Cultura.

Julio Reny -
Com mais de 30 anos de carreira, Julio Reny tem garnde expectativa para a estreia da Usina na Praça. O músico se recorda de grandes momentos que viveu se apresentando no Gasômetro, em especial de um show histórico de 1989 com a banda Expresso do Oriente. Conta que, enquanto tocava, o sol caía para um fantástico poente e o público vibrava, transformando tudo aquilo num momento mágico que ficou guardado na memória.

Reny, que está gravando seu décimo disco, comemora um ano da nova formação de sua banda, os Irish Boys: Oly Jr. nas guitarras e vocais, Guilherme Wurch no contrabaixo e Márcio Camboim na bateria. É com o grupo que o artista tem surpreendido as plateias com releituras de seus clássicos dos anos 80, como "Amor e Morte" e "Não chores, Lola". O repertório também contempla trabalhos recentes da fase com os Cowboys Espirituais, como "Jovem Cowboy" e "Cão Vagabundo". Julio ainda revela que é sensível aos pedidos do público, e gosta de interpretar Raul Seixas e Roberto Carlos, dos quais é grande fã.



Tradisons
- O grupo Tradisons apresenta o espetáculo "Cantos do Norte - Músicas Celtas", com sons de origem gaulesa, gaélica, irlandesa e escocesa, que fazem parte do repertório folclórico do norte da Europa e cantam histórias de reis, princesas, piratas, florestas encantadas, amores impossíveis, batalhas sangrentas e bebedeiras da civilização celta, uma das maiores que já povoaram o velho continente. São canções e melodias que ficaram conhecidas por bandas tradicionais e contemporâneas, como The Corrs, The Dubbliners, The Chieftains e Metallica, entre outras.

O grupo Tradisons, coordenado por Renato Velho (ex-Trem 27), está em atividade há três anos, com uma oficina permanente que pesquisa estilos musicais folclóricos de todo o mundo. A apresentação do dia 25 conta com oito músicos.


Circo Petit Poa RS
- Uma mistura de circo, teatro, música e muita alegria é o que reserva o Petit Poa RS com o espetáculo "Tenaz - Descole se for capaz". Na história, Nica é uma senhora de 90 anos que parou de crescer aos 12, ao ser prometida em casamento por seu pai como pagamento de uma dívida. Desde então, todos os membros de sua família que iam nascendo ficavam nanicos, numa espécie de maldição.

O Circo Petit Poa RS é resultado da união de artistas que buscaram por mais de 10 anos, nas fontes do circo tradicional, da ginástica olímpica, do teatro e da música, as influências para a realização de um sonho de circo.


Programação

Estreia - 25 de abril
16h: Tradisons (música)
17h: Julio Reny e os Irish Boys (música)
18h: Circo Petit Poa RS (circo)

2 de maio

17h: Circo Petit Poa RS (circo)

9 de maio

17h: Bandinha Di Dá Dó (música e circo)

16 de maio

17h: Paulinho Cardoso (música instrumental)

23 de maio

16h: Povo da Rua (teatro)

30 de maio

16h: Circo Híbrido (circo)

6 de junho

16h: Oi Nóis Aqui Traveiz (teatro)

13 de junho

16h Afro-Tchê (música)

20 de junho

16h: Carne de Panela (música)

Informações sobre o Usina na Praça: gasometro.imprensa@gmail.com - (51) 3289-8110


~*~
Site da Segretaria Municipal da Cultura.
Link da notícia: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?p_noticia=125985

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Exposição na Fita Tape, Complexo Master: LOW PHOTO


LOW PHOTO.

Depois de passar por Atlântida, como parte do festival M/E/C/A/Land, chega à Porto Alegre, na galeria FITA TAPE, a exposição coletiva Low Photo que mostra uma seleção de fotografias feitas com câmeras descartáveis por quatro jovens fotógrafos gaúchos ligados a universos como design gráfico, skate, arte contemporânea, graffiti e música independente.

A exposição LOW PHOTO convida fotógrafos não-profissionais, mas que fazem fotos autorais e artisticamente relevantes, para fotografar usando câmeras descartáveis. A experiência busca apresentar imagens capturadas de maneira casual, com a estética particular proporcionada por essas caixinhas de plástico recheadas de filme, onde a única regulagem é a opção de ligar ou não o flash.

A fotografia lo-tech (low technology/baixa tecnologia) é uma tendência mundial que resgata a estética e a surpresa de fotografar com filme, o prazer da foto amadora e o conceito mais básico da fotografia: capturar um instante. Na base desse movimento estão fotógrafos que utilizam câmeras de plástico da marca russa Lomo, cultuam os contrastes de filmes com prazo de validade vencido. câmeras descartáveis e as mais variadas experimentações.

( fonte: http://www.complexomaster.com/ver/175/low-photo/)



Exposição LOW PHOTO
Vernissage dia 30/3, às 19hs
Visitação de 31/3 à 9/5
De Terça à Sábado, das 14 às 19hs
A galeria Fita Tape fica no Complexo Master
Praça Garibaldi, 46, Porto Alegre