sábado, 20 de dezembro de 2008

A arte de estátua viva



Estátua viva é uma demonstração artística, apresentada nas ruas, onde o personagem faz movimentos estáticos para o público.

Origem: O teatro ocidental tem sua origem no teatro grego, que surgiu através de ritos em honra à Dionísio, o Deus do vinho. Para tornar o ator mais visível, eram usados sapatos plataforma altíssimos, túnicas amplas e máscaras, de tal forma que quando permaneciam parados por muito tempo, também representavam estátuas. Em Roma por questões políticas, os espetáculos teatrais eram permitidos através da mímica, ou seja, os sentimentos e idéias eram exprimidos através de gestos e expressão corporal. Os mímicos improvisavam em praças públicas e lugares ao ar livre; para fazerem críticas ao governo. Tempos depois na Europa, nasciam as estátuas vivas, seres humanos passavam a produzir-se como réplicas para criar um atrativo e meio de vida nas ruas. ( fonte:
http://www.vitrineviva.com.br/web/historico.asp)

A rua torna-se o seu principal e importante palco, atraindo olhares de todos os tipos, seja criança, adulto, idoso. O Artista permanece imóvel até o tilintar de uma moeda, que com isso, faz movimentar-se vagarosamente, fazendo mimicas estáticas.
Há diferentes personagens. A pintura geralmente é monocromática, e é importante que o artista esteja num patamar alto, para ser visível a todos.
É uma arte interativa entre o artista e o publico, atraindo culturas diferentes, assim, além de uma arte, é também um estudo.
Desejo a todos um maravilhoso natal e boas festas!!
Beijos! Luz!

2 comentários:

  1. En España, también en las calles existe lo mismo...un abrazo de azpeitia

    ResponderExcluir
  2. Ótima descrição !!
    Muito bem explicada !!
    Saiba que voce me ajudou muito !!
    Muito obrigada !
    Ass : Kessya

    ResponderExcluir