Fiz esse porta cartão na aula de cerâmica, aí na foto ele ainda não foi queimado.
Gosto da sensação de modelar algo com as próprias mãos. Daquilo que era simplesmente barro, argila ser transformado em um objeto.
Os orientais, principalmente os antigos, procuram sentir a energia da natureza em todo o processo da preparação da argila até a confecção das peças. Aí vai um trecho do livro Terra Fogo Homem, de Katsuko Nakano:
" Os kaneshigues pretendem manter a tradição há 800 anos, no ínicio do período Kamakura, utilizando os mesmos processos e materias, mantendo a mesma linha de principios. Para eles, a cerâmica é concebida como uma fusão total do espírito do artesão com o barro e com o Fogo, através de um longo processo de transformação, que deve ser inteiramente realizado ela mão do homem, sem intervenção das máquinas. Até mesmo a retirada da argila, debaixo dos arrozais, a uma profundidade de 5 metros, deve ser feito a mão. Essa atitude com relação à argila deve-se ao fato de ela ser considerada um elemento vivo. O calor da máquina mataria os organismos vivos e destruiria a textura natural. Além disso, a terra é considerada elemento precioso da Natureza, obra divina a quem devemos sentimento de gratidão e respeito. (. . .)
Esses ceramistas dizem que é preciso fundir-se totalmente com a materia e deixar que a forma brote dessa unidade, como consequência natural. "
Gosto da sensação de modelar algo com as próprias mãos. Daquilo que era simplesmente barro, argila ser transformado em um objeto.
Os orientais, principalmente os antigos, procuram sentir a energia da natureza em todo o processo da preparação da argila até a confecção das peças. Aí vai um trecho do livro Terra Fogo Homem, de Katsuko Nakano:
" Os kaneshigues pretendem manter a tradição há 800 anos, no ínicio do período Kamakura, utilizando os mesmos processos e materias, mantendo a mesma linha de principios. Para eles, a cerâmica é concebida como uma fusão total do espírito do artesão com o barro e com o Fogo, através de um longo processo de transformação, que deve ser inteiramente realizado ela mão do homem, sem intervenção das máquinas. Até mesmo a retirada da argila, debaixo dos arrozais, a uma profundidade de 5 metros, deve ser feito a mão. Essa atitude com relação à argila deve-se ao fato de ela ser considerada um elemento vivo. O calor da máquina mataria os organismos vivos e destruiria a textura natural. Além disso, a terra é considerada elemento precioso da Natureza, obra divina a quem devemos sentimento de gratidão e respeito. (. . .)
Esses ceramistas dizem que é preciso fundir-se totalmente com a materia e deixar que a forma brote dessa unidade, como consequência natural. "
Parabéns pelo teu belo trabalho e pela artista que és. Beijos da Tânia
ResponderExcluirEs cierto amiga hay que fundirse con lamateria que trabajamos para así sacar la creatividad que tenemos y esa materia nos ayudaMis trabajos están en ELESCONDITE DE LAS GOLONDRINAS.gRACIASPOR SEGUIR MI BLOG DE DEFENZA DELOS ANIMALITOS.Recibe mi cariño Victoria.España
ResponderExcluirPoxa, que lindo *----*
ResponderExcluireu adorei tudo o que vi aqui, Vik Muniz, Tarsila do Amaral, Salvador Dali... talvez vc goste do meu outro blog tb, escrevo bastante sobre arte, cinema, musica, etc.. no formula do acaso eu coloco mais desenhos, pinturas, poesias minhas... é mais eu mesmo. no rubber soul eu escrevo sobre um monte de coisas, e sempre aceito sugestões :)
http://likearubbersoul.blogspot.com
a propósito, gostei da brincadeira sim, vou fazer agora :D
mais uma vez, adorei o blog, to seguindo :D
parabens pelo trabalho :)