quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Vik Muniz


Quem nunca viu alguma obra dele? Uma Mona Lisa de geleia e outra de pasta de amendoim ou até mesmo a reprodução de alguma grande obra feira de lixão. São materiais como açúcar, lixo, poeira, alimentos que fazem a diferença nas obras de Vik Muniz.

Ele também é fotógrafo, usando como complemento para suas obras. Tais obras gigantescas que o uso da fotografia torna-se essencial para deixar "gravado" o resultado dos trabalhos.

Vik Muniz é radicado em Nova York, é um artista brasileiro nascido em São Paulo dia 20 de dezembro de 1961.

Muitos dos materiais usados são reciclados. Diferença essa que virou o tema do filme documentário Lixo Extraordinário que está para estrear, pelo menos em Porto Alegre, sexta-feira dia 4.

" Lixo Extraordinário, uma coprodução Grã-Bretanha-Brasil assinada por Lucy Walker e os brasileiros João Jardim e Karen Harley, concorre com títulos consagrados pela crítica internacional como Trabalho Interno – longa do americano Charles Ferguson sobre a crise econômica de 2008.

O filme explora a parceria de Vik Muniz, paulista hoje radicado em Nova York, com os catadores do lixão carioca na criação de obras de arte que são compradas por colecionadores internacionais por milhares de dólares." ( Fonte - Zero Hora, 02/02/11)

Mais informações são encontradas no site do filme: http://www.lixoextraordinario.net/

Para quem quer conhecer mais sobre o artista, visitem o site official: http://www.vikmuniz.net/


Nenhum comentário:

Postar um comentário