| Obra de Oswaldo Chá está na chaminé da Usina Crédito: Lívia Stumpf / Indicefoto.com / Divulgação / CP |
A 8 Bienal do Mercosul, que está em cartaz em Porto Alegre até 15 de novembro, é dividida em núcleos. Um dos mais interessantes é a mostra "Cidade Não Vista", que busca atrair os olhares do público para espaços que cotidianamente nem sempre são reparados, mas são ícones da cidade e que estão, muitas vezes, inacessíveis. Em um processo de arqueologia urbana, foram escolhidos nove locais do Centro da Capital, que, recebendo a intervenção de um artista, ganham, desta forma, a possibilidade de uma nova experiência sensorial.
Entre eles está a Prefeitura de Porto Alegre. No Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10), o prédio recebeu a obra do japonês Tatzu Nishi. O artista criou um quarto incorporando elementos da própria fachada. Para vê-lo, é preciso subir uma escada montada em frente à prefeitura.
Na chaminé da Usina do Gasômetro, está a obra de Oswaldo Maciá. Ao entrar na chaminé, se pode ouvir "uma sinfonia de bigornas" que tocam o "martinete", um ritmo cigano espanhol, através de quatro caixas de som.
Junto ao Aeromóvel (em frente à Usina do Gasômetro) está a criação de Pedro Palhares, que consiste em canos de PVC, instalados em dez pilares presos verticalmente e em dois pontos horizontais, que reproduzem o som da rua. Na Livraria Garagem dos Livros (rua General Salustiano, 214, em frente ao Aeromóvel) está a criação de Elida Tessler, que cruza o acervo de livros do local com um texto inédito de Donald Schüller, intitulado "Ist Orbita". A obra consiste em uma enciclopédia, placas de identificação para estantes e uma intervenção sonora.
Também enfatizando os sons, a obra de Vítor César pode ser experienciada na Escadaria da rua João Manoel (em frente à Casa M, um espaço da Bienal, na rua Fernanda Machado, 513). Através de interfones instalados em uma ponta e outra da escadaria, permitem que as pessoas se comuniquem por meio dos equipamentos.
Na cúpula da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736) está a obra "(Prelúdio) Shhhh", de Valeska Soares e "O Grivo", composta por 32 caixas de som, que reproduzem chiados.
Nos Jardins do Palácio Piratini, hinos nacionais dos países que integram o Mercosul são tocados em seis alto-falantes, na criação de Santiago Serra. E, no viaduto Otávio Rocha está a obra de Marlon de Azambuja, em que as estátuas localizadas na avenida Borges de Medeiros, na parte de baixo do viaduto, são revestidas de fitas vermelhas. Entrada franca.
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