sábado, 17 de julho de 2010

É hora da limpeza. . .

Faz uns tempos, mas um grupo de estudantes resolveram fazer uma intervenção no Túnel da Conceição aqui em Porto Alegre. Escreveram a seguinte frase: " Por uma Porto Alegre limpa". Isso ocorreu na madrugada da terça-feira, dia 1º de Julho. Brigadianos foram até o local pensando que se tratada de mais um ato de pichação, mas no lugar de tintas, spray e pincéis encontraram produtos de limpeza, vassouras e baldes.
A mensagem foi escrita através da limpeza da fuligem acumulada no local.

"Depois de esclarecido o mal entendido, o grupo de estudantes foi liberado e continuou a limpeza, com autorização da Brigada Militar."

"– A informação inicial é de que estavam pichando, mas vejo com bons olhos o que eles fizeram porque queriam motivar a população a preservar o patrimônio público – diz o major da BM Jorge Renato Maia.
Com a ação, os manifestantes alcançaram, parcialmente, seu objetivo.O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) foi chamado a remover a mensagem lavando a parede do túnel.
– Pode despertar a atenção dos motoristas e causar acidentes – explica o comandante.
– Se a parede ficar toda limpa, ok– opina Eduardo Biermann, 20 anos, um dos autores do protesto."

(Fonte: jornal Zero Hora)

Mais informações sobre o ocorrido no site: http://www.noize.com.br/tag/por-uma-porto-alegre-limpa/

O artista Alexandre Orion pinta utilizando fuligem acumulada nos túneis de São Paulo.

"O projeto começou em 2006, quando Orion realizou a primeira de sete intervenções urbanas -chamadas de Ossário- em túneis da capital paulista. Na ocasião, o artista desenhou uma série de crânios ao longo do túnel Max Feffer (zona oeste) usando o grafite reverso."

"A técnica teve como um de seus precursores o britânico Paul Curtis. Em 1999, em Leeds (Inglaterra), Curtis começou a limpar a sujeira de muros para desenhar. Com isso, cria-se uma imagem de modo reverso ao do grafite tradicional."

Além de limpar a fuligem, ele a utiliza misturando com uma base acrílica. O artista já realizou oito telas feitas com fuligens.
"A ideia é expressar, segundo Orion, que o modo de vida escolhido pelo paulistano, aparentemente confortável, é falso e prejudicial à cidade. “Se a princípio as pinturas parecem inofensivas, na verdade elas contêm uma provocação em sua técnica: o fato de terem sido feitas com poluição”, diz ele."

( Fonte: http://catracalivre.folha.uol.com.br/2009/05/alexandre-orion-pinta-em-muros-e-telas-utilizando-a-fuligem-dos-carros/



VISITEM O SITE: www.alexandreorion.com . Lá vocês irão saber sobre os trabalhos desse brilhante artista, além de biografias e exposições.



Um comentário:

  1. QUE FANTÁÁÁSTICO! EU AMEI! vou até repostar no meu blog! *o*

    ResponderExcluir