domingo, 29 de agosto de 2010

William Adolphe Bouguereau ( 1825 - 1905)


Pintor acadêmico frânces. Tradicionalista, despretensioso e modesto, tornou-se um conceituado artista do século XIX e foi um membro de liderança do Instituto da França e presidente da Sociedade de Pintores, Escultores e Gravadores.

Bouguereau era um ferrenho tradicionalista, cujo estilo de grande verossimilhança trouxe nova vida tanto para temas clássicos pagãos como para os cristãos. Criou em suas pinturas um mundo utópico, cheio de ninfas, pastores e madonnas. Seus camponeses eram sempre representados impecavelmente limpos, belos e bem vestidos, numa idealização perfeitamente aceitável para boa parte do público e dos conhecedores. Entretanto, outros preferiam a honestidade de Jean-François Millet e seus camponeses mostrados mais de acordo com os fatos.

Perto do fim da vida expressou seu amor à arte: "A cada dia entro em meu estúdio cheio de alegria; à noite, quando a escuridão me obriga a deixá-lo, mal posso esperar pelo dia seguinte. Se eu não pudesse me devotar à minha amada pintura eu seria um pobre coitado". Com tamanha dedicação desenvolveu uma carreira extraordinariamente prolífica, deixando oitocentas e vinte e seis obras. Faleceu com oitenta anos, de um mal cardíaco.

. .
( fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/William-Adolphe_Bouguereau)

~*~

Acredito que poucos o conhecem. Eu conheci sem querer, achava encantador a perfeição de suas obras, das belas mulheres e poses, até que resolvi pesquisar melhor sobre o artista.
Foi apartir dele que começei a treinar uma nova maneira de desenhar, procurando fazer mulheres de maneira natural, com roupas volumosas ou apenas tecidos como vestimenta, dando importância na posição do corpo e das mãos.

Indico um site bem interessante, onde contêm diversas obras de Bouguereau e de outros astistas acadêmicos: http://www.artrenewal.org/

Um comentário:

  1. ahhhh é esse o cara então! não sabia! só sei que AMO essas pinturas,chega a dar medo de tão reais e lindas,nusss!! sou apaixonada pelo trabalho dele.

    ResponderExcluir