sexta-feira, 23 de julho de 2010

A arte tem assim...



" A arte tem assim uma função que poderiámos chamar de conhecimento, de " aprendizagem". Seu domínio é do não-racional, do indizível, da sensibilidade: domínio sem fronteiras nítidas, muito diferente do mundo da ciência, da lógica, da teoria. Domínio fecundo, pois nosso contato com a arte nos transforma. Porque o objeto artistico traz em sí, habilmente organizados, os meios de despertar em nós, em nossas emoções e razão, reações culturalmente ricas, que aguçam os instrumentos dos quais nos servimos para aprender o mundo que nos rodeia"

( trecho do livro: O que é arte, de Jorge Coli - 1981. p.109)


Imagem: Obra de Joan Miró

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Exercício - natureza morta

Exercícios de composição na aula de pintura. Natureza morta.

Tinta Acrílica sobre papel canson A3.

sábado, 17 de julho de 2010

É hora da limpeza. . .

Faz uns tempos, mas um grupo de estudantes resolveram fazer uma intervenção no Túnel da Conceição aqui em Porto Alegre. Escreveram a seguinte frase: " Por uma Porto Alegre limpa". Isso ocorreu na madrugada da terça-feira, dia 1º de Julho. Brigadianos foram até o local pensando que se tratada de mais um ato de pichação, mas no lugar de tintas, spray e pincéis encontraram produtos de limpeza, vassouras e baldes.
A mensagem foi escrita através da limpeza da fuligem acumulada no local.

"Depois de esclarecido o mal entendido, o grupo de estudantes foi liberado e continuou a limpeza, com autorização da Brigada Militar."

"– A informação inicial é de que estavam pichando, mas vejo com bons olhos o que eles fizeram porque queriam motivar a população a preservar o patrimônio público – diz o major da BM Jorge Renato Maia.
Com a ação, os manifestantes alcançaram, parcialmente, seu objetivo.O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) foi chamado a remover a mensagem lavando a parede do túnel.
– Pode despertar a atenção dos motoristas e causar acidentes – explica o comandante.
– Se a parede ficar toda limpa, ok– opina Eduardo Biermann, 20 anos, um dos autores do protesto."

(Fonte: jornal Zero Hora)

Mais informações sobre o ocorrido no site: http://www.noize.com.br/tag/por-uma-porto-alegre-limpa/

O artista Alexandre Orion pinta utilizando fuligem acumulada nos túneis de São Paulo.

"O projeto começou em 2006, quando Orion realizou a primeira de sete intervenções urbanas -chamadas de Ossário- em túneis da capital paulista. Na ocasião, o artista desenhou uma série de crânios ao longo do túnel Max Feffer (zona oeste) usando o grafite reverso."

"A técnica teve como um de seus precursores o britânico Paul Curtis. Em 1999, em Leeds (Inglaterra), Curtis começou a limpar a sujeira de muros para desenhar. Com isso, cria-se uma imagem de modo reverso ao do grafite tradicional."

Além de limpar a fuligem, ele a utiliza misturando com uma base acrílica. O artista já realizou oito telas feitas com fuligens.
"A ideia é expressar, segundo Orion, que o modo de vida escolhido pelo paulistano, aparentemente confortável, é falso e prejudicial à cidade. “Se a princípio as pinturas parecem inofensivas, na verdade elas contêm uma provocação em sua técnica: o fato de terem sido feitas com poluição”, diz ele."

( Fonte: http://catracalivre.folha.uol.com.br/2009/05/alexandre-orion-pinta-em-muros-e-telas-utilizando-a-fuligem-dos-carros/



VISITEM O SITE: www.alexandreorion.com . Lá vocês irão saber sobre os trabalhos desse brilhante artista, além de biografias e exposições.



quarta-feira, 14 de julho de 2010

Mulher do Mato


Desenho em papel sufite A4. Lápis de cor e caneta nanquin.


Esse é um estudo de rostos que estou fazendo. Idealizei uma mulher do mato, algo como uma mulher natureza, que vive numa floresta com outras do tipo. Flores e folhas fazem parte da composição do cabelo quase humano, a pele é cor de terra/ planta. Imaginem!
Certamente farei outras.

domingo, 11 de julho de 2010

Primeira pintura em tela.

Achei que não custava nada eu mostrar a pintura que eu fiz na aula.
Mas confesso que não gostei muito...
Inicialmente escolhemos uma imagem para passar na tela através de um retroprojetor.
Escolhi um rosto de uma modelo ( não perguntem quem porque eu também não sei).

Tem uma série de errinhos e etc. A posição do rosto foi um pouco complicada e pior de tudo que "travei" um pouco na pintura.

bom, até pensei num nome como " Mulher do Mato", mas mudarei para "Mulher do lago" .

Aí sou eu, e a pintura sendo feita.

Ela pronta. Tinta acrílica s/tela. Tamanho 50cm x86cm.

Detalhe do rosto.

É estranho a relação de "gostar mas não gostar" que sinto por ela. Sendo a primeira pirntura em tela e ousando nas cores, acho que saí bem. O problema é que fique ansiosa em fazê-la.

domingo, 4 de julho de 2010

Desenho pronto.



Tamanho A3. Desenho com aquarela e lápis grafite.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Desenho da figura humana



Desenho feito em papel Canson e lápis grafite.
obs: na foto não estava terminado.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Trabalho de cerâmica.

Quase final de semestre, faltando algumas semanas para as férias!
Aí está o porta cartão queimado, junto tem um porta lápis também de cerâmica. Exercício proposto pelo professor: fazer dois objetos que "dialogassem".

Falta esmaltá-lo. Daí estará completo e pronto para o uso.

Aí estão as fotos: